sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Cloverfield

A primeira coisa que pensei quando o filme começou é porque diabos "Cloverfield"? Essa foi apenas a primeira de (muitas) outras perguntas que ficaram sem resposta.

O filme é rápido e muito movimentado - o lance de fazer a câmera amadora ficar pulando pra todo lado te deixa tonto, fora a tensão, elevada a última potência por não saber whatafuck is going on no filme. Pra quem está acostumado a jogar FPS no computador ou aguenta 15 minutos de MTV, dá pra encarar. Se não, é enjôo na certa. Um casal do meu lado foi embora no meio do filme. Não os culpo.

E ao final, a opinião de quem estava dentro do cinema foi unânime: eles odiaram o filme. Acho que principalmente porque não há final feliz nele. Porra, depois 90 minutos de tanta tensão, esse é um erro imperdoável mesmo.

O filme tem seus méritos: os efeitos especiais estão deslumbrantes. Eu sei que essa é a "desculpa padrão" para justificar qualquer filme, mas no caso de Cloverfield, sem efeitos especiais no mínimo, impecáveis, você não consegue dar uma chance a história, porque simplesmente não há história: você é jogado no meio da montanha russa que é as sete horas do ataque do monstro.

Mas a verdade é que o filme tenta ser "inteligente" demais botando a "história" nas entrelinhas. Ninguém merece, ao longo de um filme tão difícil fisicamente de ser assistido ter que "adivinhar" o que acontece. Podiam ter colocado um militar pra explicar o que estava acontecendo quando os protagonistas chegaram ao hospital e principalmente, principalmente, não ter matado todo mundo no final.

Terrível isso, especialmente quando você torce por eles o tempo todo, mesmo não entendendo nada do que está acontecendo (assim como eles). Num filme com uma proposta tão misteriosa, só nos resta entregar nossa torcida pelos protagonistas com toda sinceridade. E o fazemos com convicção porque com a proposta da câmera amadora, parecemos realmente estar com eles ali.

É como se nós tivéssemos morrido também, na explosão do final.

Mais uma vez pegaram a Jornada do Herói e jogaram fora pela janela.

Uma pena.

0 também acharam: