quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Samba Chula de São Bráz

Com esse nome me convidaram pra ir no Centro Cultural Itaú assistir a apresentação desse grupo. Caí meio que de pára-quedas, então pensei "sento numa mesa, peço uma caipirinha e vejo o grupo tocar". E descubro que o show é no sóbrio teatro do Itaú Cultural, onde a tal roda se apresenta no palco.

Nada mal o grupo. Samba Chula é o nome dado ao samba de roda popular do recôncavo baiano, uma das origens do samba carioca e é considerado patrinômio histórico da cultura oral brasileira (por isso a apresentação no Itaú). Ele é rápido de pegar e tem uma estrutura musical simples, depois de ouvir uma ou duas músicas fica fácil pegar as próximas e quando menos se espera você já está cantando junto.

E mais legal, sambando também. Foi um barato ver a platéia inteira do teatro subindo no palco para dançar junto com as mulheres da roda, que enquanto dançam os homens não cantam e vice-versa. O apresentador já havia avisado que seria possível fazer isso, mas eu não imaginava que ia ser abrir a porteira pra boiada passar. Só ficou lá embaixo os seguranças em pânico, achando que o palco não ia aguentar.

No final, nem precisei da caipirinha.

Pra saber mais sobre Samba Chula tem um site bacana aqui. E a Agenda do Samba & Choro é legal pra descobrir lugares onde eles e outras rodas tocam.

0 também acharam: